26 – Título do trabalho:
Psicoterapia Bioenergética com Psicóticos em Instituição Pública
Modalidade de apresentação:
Seminário: Novas demandas para a prática clínica
Nome completo, titulação e instituição do(s) autor(es):
Roseli Tadeu Montanari – Psicóloga, Psicoterapeuta Reichiana pelo Instituto Sedes Sapientiae e membro em formação da Sociedade Brasileira de Análise Bioenergética – SOBAB.
Resumo:
Venho desenvolvendo, há 12 anos, trabalhos como psicóloga clínica dentro da rede de saúde pública de Santo André. O presente estudo é resultado de minha experiência como analista bioenergética dentro de uma unidade CAPS, nos últimos 4 anos.
Em 1996 foram criadas unidades CAPS como forma de atendimento alternativo às internações psiquiátricas.
Ao ser transferida para o CAPS II, assumo grupos de Biodança que já estavam em andamento, e com o desenvolvimento do meu trabalho estes foram transformados em Grupos de Psicoterapia Bioenergética.
Descreverei o desenvolvimento deste processo com os seguintes grupos:
Grupo I – psicóticos compensados; Grupo II – psicóticos crônicos. E analisarei os seguintes aspectos ocorridos durante o processo de transformação:
a) Construção e conquista do espaço de trabalho do grupo (sala de Bioenergética) executado em conjunto, tanto pelos terapeutas, quanto pelos pacientes; b) Descronificação da doença instalada, isto é, da morte social; c) Recuperação do direito de existir; d) Vinculação afetiva; e) Humanização;
f) Socialização. Para atingir estes objetivos utilizei os recursos e a teoria da Análise Bioenergética com inserção de outras técnicas e teorias dentro da ótica interdisciplinar.
2 Comments
Acho seu trabalho legal como terapeuta reichiana em um Caps, Gostaria de ter mais referencias suas como terapeuta de bioenergia.
gostaria de ter accesso ao artigo inteiro. Também trabalho em um CAPS e gostaria de conhecer outras formas de realizar intervenções com esse público