41 – Título do trabalho:
Psicanálise atual e Terapia cognitiva
Modalidade de apresentação:
Mesa redonda: Interfaces da Análise Bioenergética com diferentes abordagens e áreas do conhecimento
Nome completo, titulação e instituição do(s) autor(es):
Ruy Fernando Barboza – Psicólogo, Supervisor do PRODAF – Programa de Doenças Afetivas do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo, Diretor de Programas do CORA – Centro Oncológico de Recuperação e Apoio, Membro CBT e Conselheiro da Sociedade Brasileira de Análise Bioenergética – SOBAB
Resumo:
Tendo em vista a renovação ocorrida na Psicanálise com as pesquisas de John Bowlby (e os estudos desenvolvidos por D. Winnicott e Mary Ainsworth), e seus reflexos na renovação da Análise Bioenergética (sobretudo com as pontes estabelecidas pelos trabalhos de David Campbell), pretendo levantar algumas possibilidades de integração, à teoria e às técnicas de Análise Bioenergética, das descobertas da Neuropsiquiatria, da Neuropsicologia e das Neurociências em geral, associadas aos trabalhos de Aaron Beck em Terapia Cognitiva.
A exposição consistiria nos seguintes tópicos:
1. Principais descobertas recentes das Neurociências, sobretudo no campo das predisposições genéticas para as doenças em geral e, em especial, para os transtornos psíquicos, através das transformações químicas ocorridas nos momentos em que o paciente está desadaptado para as situações da vida.
2. Qual o papel dos tratamentos medicamentosos.
3. Qual o papel dos tratamentos psicoterápicos.
4. No campo da psicoterapia, qual o papel de terapias diretivas, como a Análise Bioenergética.
5. Possíveis contribuições das novas correntes psicanalíticas, da etologia e da terapia cognitiva, no aperfeiçoamento e desenvolvimento da abordagem da Análise Bioenergética.