Primeiro quero agradecer-lhe pela sua vida, dedicada ao desenvolvimento humano e da busca do desbloqueio do corpo e consequente prazer de viver.
Esta Obra que sua vida edificou inclui a constituição do Instituto Internacional de Análise Bioenergética, nos meados dos anos 50 do século passado.
Esta sua iniciativa foi a semente de uma organização que possui hoje, 55 sociedades no mundo ocidental.
A Análise Bioenergética que o sr. criou disseminou-se como uma potente escola terapêutica que tem dado amplos espaços de conhecimento e auto-conhecimento para legiões de pessoas que se beneficiam da sua iniciativa.
Sorte sua ter conhecido dr. Wilhelm Reich, que sempre foi reconhecido com gratidão em seus escritos e palestras. Este encontro deu-lhe a inspiração para que sua perspicácia aguçada pudesse ler no corpo das pessoas o que estava bloqueado, estagnado e seu trabalho passasse a ser uma busca da inteireza do corpo e da vida.
A comunidade bioenergética recorda-se com carinho de sua pessoa e jeito. Da sua personalidade e individualidade. Seu carisma, seus livros, suas palavras , suas convicções ficam guardadas em nossos coração e serão continuadas certamente porque o mundo cada vez necessita mais de integridade.
Pessoalmente sou muito grato a sua existência.
Quando o conheci em 1989 na Bahia, reconheci o medo que carregava e que foi lido através de seu olhar olhar. No seminário naquela oportunidade fui estimulado a projetar os braços p frente, mãos fechadas e mandíbula inferior para a frente em postura agressiva. Enfrentar os desafios. Aprendi.
Que importante foi aquele encontro na Bahia. A partir dali dediquei a vida aos movimentos naturais do corpo e o trabalho com pessoas e grupos.
A seguir encontramo-nos num congresso de bioenergética em que ficou a lembrança de sua simplicidade no meio de tantas pessoas, seu indefectível paletó vermelho, a conferência, os jantares e a dança na festa de encerramento.
Recordações também de um encontro em outro congresso, quando quis carregar sua valise de mão, pois estávamos na fila para subir ao avião e firmemente a recusa foi acompanhada por um ágil movimento de pegar a bagagem que estava no chão.
Também lembro de um encontro quando o sr. fez uma defesa veemente da leitura corporal e da intuição como instrumento de seguir o que está registrado no corpo. A importância de se seguir o intímo, o mais interior ao invés de se ficar academicamente em busca de teorias.
Numa ocasião, durante uma sessão privada, após ficar muito tempo na posição do grounding invertido e expressar sonorizando o incomodo da posição veio a afirmação, “tudo está no corpo. Nada está fora dele”. falávamos sobre espiritualidade.
Por falar em exaustão, participando de uma vivência em sua casa, após atividade profunda de expressão das raivas pelos pesos da vida, fui surpreendido com o calor de sua mão, envolvendo a minha e conduzindo-me a um colchão distante para descansar. Naquele momento sua presença asssumiu a dimensão de um pai presente que não estava esperando e que foi quente e nutritiva.
Quando encerrou esta vivência compartilhada com outros colegas de recife, ele solicitou-nos que levássemos adiante a vibração adquirada pelo corpo através do grounding, que ele considera o elemento de saúde, pois no movimento advindo da vibração está a saúde. Na estagnação está a doença.
No inicio deste seminário vivencial em sua residência fomos surpreendidos por um pedido seu para que cantarolássemos uma musica brasileira. Cantamos Aquarela do Brasil e ele pedindo para ficarmos em pé começou a dançar. Dançamos todos. Foi o inicio de trabalho de 2 dias com ele, em Connecticut.
Estivemos numa oportunidade junto com ele e Leslie Lowen em uma noite de exercícios de bioenergética por ela promovida. Ele gostava e ficava circulando por perto e na época eles tinham uma arara que quando expressávamos o som, resultado dos exercícios, a arara girava no poleiro granando e batendo asas, como se também fizesse exercícios conosco.
E assim dr Lowen com a leveza das aves desejamos que o sr. também possa estar com as suas asas no céu orientando as legiões de anjos a fazer grounding, respirar e expressar enviando luzes capazes de abrir a cabeça principalmente dos políticos e de quem pode influir para este mundo possa ficar mais amoroso e de coração aberto. Como o seu que tanto viu, curou e amou.
Jayme Panerai Alves/ Equipe Libertas