O CIÚME: UMA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA
José Gilson Farias Cavalcanti
REFERENCIAIS TEÓRICOS
Os principais referenciais teóricos para o estudo sobre o ciúme foram:
1. Concepções freudianas sobre o ciúme expressas no texto “Alguns mecanismos neuróticos no ciúme, na paranóia e no homossexualismo”. Para Freud existem três graus de ciúme:
a) Competitivo ou Normal
b) O Ciúme Projetado
c) O Ciúme Delirante
Freud explicita dois momentos formadores de pessoas ciumentas: o período pré-edípico( fase oral) e o edípico.
2. A caracterologia da Análise Bioenergética de Alexander Lowen (esquizóide, oral, psicopático, masoquista e rígido), considerando a etiologia, a estrutura corporal, o padrão de resposta e a condição energética).
BREVE DESCRIÇÃO
O ciúme é um tema universal nas relações das pessoas com outras, com animais ou com objetos. No presente estudo irá referir-se ao ciúme numa relação amorosa caracterizada pelo compromisso assumido entre duas pessoas de estarem juntas. O ciúme nunca está sozinho como sentimento. Desencadeia uma série de outros sentimentos intrinsecamente ligados a ele. O medo, a ansiedade, a angústia, a raiva, a inveja e a tristeza fazem parte da “cadeia do ciúme” . É o conjunto desses sentimentos que desencadeará a aflição e o sofrimento, próprios do ciúme. O ciúme, numa gradação, vai de zelo pela relação amorosa até a insanidade. De todo modo, o ciúme tem sempre algo de cruel para quem o sente e a quem ele é direcionado.
A pesquisa por nós efetuada procurou correlacionar o ciúme com a caracterologia da Análise Bioenergética. Mais: estabeleceu uma hipótese de que a intensidade do sofrimento causado pelo ciúme é maior nas pessoas de caráter oral do que nas dos demais tipos de caráter. Em outras palavras, tendo em vista a etiologia do caráter oral, as pessoas com esse caráter apresentam um maior número de comportamentos indicativos de ciúme. Os resultados da pesquisa, embora não tenham caráter científico, confirmou a hipótese aventada.
A pesquisa abordou, também, a reação das pessoas quando sentem ciúme. Nesse caso, as reações citadas pelas pessoas correspondem aos comportamentos típicos do caráter delas.
Nesse workshop, pretendemos apresentar a metodologia, o instrumento e os resultados da pesquisa feita sobre a correlação entre o ciúme e o caráter oral. Dando suporte à pesquisa, faremos, ainda, uma abordagem teórica do ponto de vista da Bioenergética. Na parte vivencial, os participantes terão a oportunidade de responder ao mesmo questionário aplicado na pesquisa, para a identificação do grau em que apresenta comportamentos indicativos de ciúme.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BUSS, David M. A Paixão Perigosa. Traduzido por Myriam Campelo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
ELSWORTH, F. Baker. O Labirinto Humano: causas do bloqueio da energia sexual. Traduzido por Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1980.
FREUD, Sigmund. Alguns mecanismos Neuróticos no Ciúme, na Paranóia e no Homossexualismo. Traduzido por Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Standard Brasileira e Imago, 1980.
LOWEN, Alexander. Bioenergética. Traduzido por Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1982.
LOWEN, Alexander. O Corpo em Terapia: a abordagem bioenergética. Traduzido por Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1977.
REICH, Wilheim. Análise do Caráter. Traduzido por M. Lizette Branco e Maria Manuela Pecegueiro. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
SHAKESPEARE, William. Otelo. Traduzido por Beatriz Viegas Faria. Porto Alegre: L&M Editores, 2001.
NOME
José Gilson Farias Cavalcanti
E. Mail
jgfc@pe.senai.br
ASSOCIAÇÃO DE ANÁLISE BIOENERGÉTICA DO NORDESTE BRASILEIRO