43 – Título do trabalho:
O uso do desenho do corpo e seus conteúdos no diagnóstico diferencial em Análise Bioenergética
Modalidade de apresentação:
Mesa redonda: Interfaces da Análise Bioenergética com diferentes abordagens e áreas do conhecimento
Nome completo, titulação e instituição do(s) autor(es):
Reginaldo Teixeira Coelho CBT- Psicólogo Clínico na abordagem corpo-mente, é diretor do Stúdio de Análise Bioenergética Psicologia Transpessoal e Cinesiologia Clínica (Belo Horizonte) Basic Facilitator da escola de Cinesiologia Aplicada The Three in One Concepts Burbank Califórnia. Psicodrama e Dinâmica de grupo pela Sobrap Associação Brasileira de Análise Bioenergética – Belo Horizonte
Resumo:
Pesquisando o desenho do corpo humano feito por 100 clientes nas sessões introdutórias no processo de Analise Bioenergética tive como hipótese que esses desenhos refletiam os tipos caracteriais descritos por A. Lowen e Stanley Keleman e que estes desenhos eram representativos destas instâncias caracteriais.
O método usado na pesquisa foi o uso dos desenhos tipo padrão das descrições caracteriais destes autores como filtros comparativos, comparados com os desenhos dos clientes e suas fotos (com poucos trajes e de corpo inteiro) A pesquisa compara o desenho com os modelos de corpos desenvolvidos pelos indivíduos portadores de instâncias caracteriais descritos como: esquizóide oral, psicopático, masoquista e rígido(A Lowen) e tipos rígido, denso, inchado e colapsado de (S.Keleman).
Como resultado verifiquei que 80% das imagens do corpo desenhadas pelos clientes refletiam exatamente a forma física descrita por essas instâncias e tipos.
Também pelo conteúdo dos desenhos esses mostravam elementos representativos dos bloqueios da energia vital em determinadas partes e áreas do corpo e também características representativas das descrições somáticas e fisiológicas propostas por esses autores dos seus tipos caracterias e seu funcionamento psicossomático.