A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS no Brasil) é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. A integração às Nações Unidas acontece quando a entidade se torna o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde. A OPAS/OMS também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Organização exerce um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio da transferência de tecnologia e da difusão do conhecimento acumulado por meio de experiências produzidas nos Países-Membros, um trabalho de cooperação internacional promovido por técnicos e cientistas vinculados à OPAS/OMS, especializados em epidemiologia, saúde e ambiente, recursos humanos, comunicação, serviços, controle de zoonoses, medicamentos e promoção da saúde.
O Programa de práticas populares tem relação com o mundo próximo à natureza.As práticas populares ficam associadas a um estilo de vida próximo a contracultura de 1960. Como alternativas de cuidado de si. A Medicina alternativa ganha força em 1960.O debate da medicalização ganha potencia com a chegada da medicina alternativa.
A Medicina integrativa trás a construção de um paradigma que se construa com o principio da inclusividade. Trazer para dentro a diferença e se construir incluindo a diferença.
Anos 70 – Oque era popular ganha o nome de alternativo
Anos 80 – Alternativo ganha o nome de complementar
Nos anos 2000 começa a proposta de pensar o paradigma integrativo que busca integrar essas práticas.
A utilização da Medicina Tradicional e Medicina Complementar Alternativa começou a ser incentivada pela OMS ainda na década de 70, a partir da Conferência de Alma-Ata (Conferência internacional sobre Cuidados primários de saúde Alma-ata, URSS, 6-12 de setembro de 1978), e culminou com a promulgação, no Brasil, da Política Nacional de Práticas Alternativas e Complementares, em 2006, inserida na Política Nacional de Saúde. Além do Brasil, inúmeros países membros da OMS tem buscado aumentar o uso dessas práticas na assistência em saúde.
Critério teórico para inclusão das práticas na politica nacional:
Estudo das racionalidades médicas com morfologia, cosmovisão, sistema terapêuticos próprios.
Envolve um novo modo de agir profissional.
Demandam tempo e uma escuta diferenciada.
Uma nova forma de acolhero sofrimento.
Diminuição do consumo de medicações.
Prestar atenção básica para nossa sobrevivência. O casamento das praticas integrativas na atenção básica é um modelo brasileiro, que está sendo copiado em outros países.
Em maio de 2006, com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC-SUS, o Ministério da Saúde deu mais um passo para a expansão da pluralidade na saúde brasileira.
A Análise Bioenergética já começa a ser incluída em alguns estados brasileiros nas PICs (Práticas Integrativas e complementares). Isso demonstra um reconhecimento da eficácia da Análise Bioenergética na saúde preventiva e restauradora.
Seguem abaixo os trabalhos sociais que estão sendo realizados pelas sociedades filiadas a FLAAB:
CLINICA DA SOBAB/SP
A clínica da SOBAB, nomeada “A vida em movimento”, foi criada em 1995.
Diferencia-se de uma clínica escola por estar composta de profissionais graduados com especialização em Análise Bioenergética e membros do InternationalInstitute for BionergeticAnalysis (IIBA).
Seu campo de ação abrange o atendimento terapêutico, ações e intervenções institucionais e ainda projetosque ampliam o sentido da ação clínica.
Atende solicitação nas cidades de São Paulo capital, Santos, Campinas e região.
Modalidades de Atendimento:
Psicoterapia individual e de grupo (crianças, adolescentes, adultos, casais, educadores, terceira idade e gestantes)
Grupo de Movimento (GM) públicos e gratuitos.
Grupo de Movimento (GM) interno, não gratuito, com encontros semanais
Grupos Temáticos
Análise e Intervenção Institucional
Procedimento para solicitar atendimento terapêutico:
Preenchimento e envio da ficha de inscrição para posterior encaminhamento para um dos profissionais membros da clínica.
Ao longo desses anos além de cursos, workshops e palestras foram desenvolvidos os seguintes trabalhos:
PROJETOS
2015 – Aulas Abertas sobre Grupo de Movimento
Grupo de Movimento Interno na SOBAB, semanal.
Em execução: Palestras com profissionais ligados as terapias corporais com o tema a ser definido.
Iniciativa de criação do Grupo Temático “Conversando sobre o Envelhecimento”.
Estudo sobre Terapia em Grupo.
2014-Projeto de Grupo de Movimento itinerante pelos parques de São Paulo
2013 – Projeto de Grupo de Movimento itinerante pelos parques de São Paulo.
2010 – Projeto com crianças surdas mudas coma ONG BRASCRI.
2011 – Projeto Obesidade.
2001 a 2003 – Projeto Juruá com a ONG Abaçaí
2003 – Projeto Escola Helen Keller
1999 – 2003 – Projeto Terceira Idade
2002 – Projetos SESC-Estresse (20 palestras sobre temas correlatos)
2001 – Intervenção com os pais de alunos do Colégio São Domingos -SP
1999 – Projeto “Saúde Mental nas Universidades”
Solicitações e encaminhamentos de atendimento:
. 2009 – 15 atendimentos vindos através de indicações ou pelo site da internet
. 2010 – 10 atendimentos
. 2011 – 15 atendimentos
. 2012 – 16 atendimentos
´.2013- 28 solicitações de terapia
22 encaminhamentos para terapeutas membros da clínica
. 2014 – 43 solicitações de terapia
29 encaminhamentos para terapeutas membros da clínica
.2015- 45 solicitações de terapia
28 encaminhamentos para terapeutas membros da clínica.
Em 2014 com a renovação do site as solicitações se ampliaram com pedidos de terapia fora de nossa área de atuação, terapia gratuita, solicitação para familiares.
Todas as solicitações recebem uma resposta seja de encaminhamento para clínicas sociais públicas ou privadas, indicação de sociedades em outras cidades, convite para participar de GM interno ou em outras instituições.
Atualmente temos 20 profissionais atuando na Clinica onde a maioria já é formado em Analise Bioenergética ou estão finalizando a formação, porém a Clinica é aberta a todos os membros da SOBAB, trainers e alunos em formação são convidados a participarem das reuniões mensais e contribuírem com seu desenvolvimento.
IABSP- INSTITUTO DE ANALISE BIOENERGETICA DE SÃO PAULO
Clínica Social – SAPS
Em meio às grandes mudanças pelas quais passa a sociedade, o instituto acredita ser fundamental criar novas possibilidades de atuação na coletividade.
Pensando nisso, estruturou uma clínica social – com atendimentos individuais, em grupo, institucionais ou voltados para projetos sociais –, baseada em um modelo de terapia focada (duração de um ano) fundamentada na análise bioenergética.
Para isso, disponibiliza uma equipe formada por psicólogos, psiquiatras e profissionais da área da saúde comprometidos com a produção da prática clínica.
O que é
O SAPS é um dos departamentos do instituto que tem como objetivo levar a psicoterapia bioenergética à comunidade, crianças e adolescentes, mostrando como ela pode ser uma útil ferramenta de autoconhecimento e crescimento.
Fundamentos Teórico-Clínicos
Criamos dentro da teórico da análise bioenergética um modelo de terapia focada
O processo terapêutico se estabelece ao ser criado um foco em comum acordo com o cliente. São utilizadas no processo terapêutico técnicas de exercícios de análise bioenergética, com uma leitura caracterológica loweniana dentro de perspectiva analítica. Esse modelo terapêutico focado dura um ano.
Profissionais de saúde
O SAPS também está voltado aos psicoterapeutas, formados e em formação, pois disponibiliza a chance de o profissional trabalhar com diversos estratos sociais, ampliando seu raio de atuação e sua vivência clínica. A supervisão é realizada em grupos por profissionais do instituto e nos moldes de grupos operativos propostos pelo psicanalista argentino Hector Fiorini.
Outros projetos:
Projeto “Meu corpo e eu”
O Corpo como instrumento de trabalho com Pacientes Psiquiátricos. Este é um projeto que acontece desde 2010, primeiramente no(CAPS) Itaim -Centro de Atenção Psicossocial e recentemente no CAPS Lapa. Neste projeto realizamos um trabalho de consciência corporal em bioenergética para pacientes com transtorno mental grave e de longa evolução. São pacientes que necessitam de tratamento medicamentoso e de intervenção multidisciplinar. Apresentam condições diversas nos aspectos socioculturais, econômicos, são adultos do sexo feminino e masculino. O objetivo deste trabalho é contribuir comum dispositivo bioenergético de trabalho corporal grupal levando os participantes a um processo de sensibilização,consciência corporal de modo a melhorar a auto percepção, aliviar os efeitos da medicação, favorecer o equilíbrio energético e recuperar a auto- estima ajudando na reconstrução do si-mesmo.
Lucia Magano Idealizadora e Supervisora do Projeto Formada desde 2000.Professora do IABSP,Coordenadora e Supervisora da clínca social SAPS.
Nosso funcionamento
O cliente passa por uma triagem psicológica e socioeconômica inicial. Leva-se em conta sua disponibilidade de horário e de localização. Com base nesses fatores, ele é encaminhado para o consultório particular de um de nossos terapeutas.
A terapia dura um ano – que pode ser prolongado, se necessário – com sessões semanais de 50 minutos.
O pagamento varia de acordo com a renda familiar per capita
A Diretoria Clínica da SABERJ tem como sua responsabilidade principal coordenar a CLÍNICA SOCIAL da SABERJ, que tem como objetivos o atendimento à comunidade na sua possibilidade econômica, o exercício da cidadania e o desenvolvimento de projetos de capacitação para trabalhos de atendimento comunitário.
Um dos segmentos da Clínica Social é: a CLÍNICA ESCOLA que é como nomeamos o espaço para o atendimento terapêutico feito por nossos alunos durante a formação, acompanhados de supervisão, desde a triagem até o término do curso. O trabalho terapêutico desenvolvido por nossos alunos visa o atendimento comunitário assim como permite o acompanhamento da prática clínica em Análise Bioenergética durante a formação de terapeutas.
A sede de nossa sociedade possui uma sala destinada a esses atendimentos. Ao termino da formação, os clientes em atendimento poderão acompanhar o seu terapeuta se for do desejo de ambos.
A Clínica Social recebe uma média mensal de dez a doze pedidos para atendimento. Quando esgotada a disponibilidade de nossos alunos para receberem mais clientes, os pedidos de atendimento são encaminhamos aos associados que se disponibilizaram para o atendimento social.
Projeto em andamento:APROXIMANDO-NOS DE NOSSOS DESEJOS, que tem como objetivo a capacitação para trabalho de grupo com gestantes.
LIBERTAS – CLÍNICA SOCIAL (RECIFE)
Libertas Clínica-escola, criada há 33 anos, desenvolve atividades nas áreas clínica, educacional e organizacional. Há, aproximadamente, 25 anos, foi aberta a Clínica Social, através dos estágios curriculares, em Gestalterapia, das Faculdades de Psicologia do Recife, sob a supervisão da psicóloga Lucina Araújo.
Quando iniciada a Formação em Análise Bioenergética, por parte da equipe Libertas, houve uma maior identificação com esta abordagem, tornando-se a base principal do seu trabalho.
Aplicação da Análise Bioenergética na Clínica Social
O atendimento na Clínica Social tem como objetivo possibilitar, às camadas mais carentes da sociedade, o acesso à psicoterapia nas suas diversas aplicações: criança, adolescente e adulto, na forma individual e grupal.No momento atual, este serviço, basicamente fundamentado na Análise Bioenergética, amplia-se com um enfoque de prevenção e manutenção da saúde biopsicossocial.
O trabalho estende-se para gestantes, famílias, instituições, escolas, comunidades, com programas de orientação e de promoção da saúde integral.
De um modo geral, incluem-se exercícios da Análise Bioenergética que ajudam as pessoas a lidarem, de modo mais saudável, com as exigências do mundo contemporâneo e a se manterem enraizadas, centradas e vivas.
A divulgação deste serviço é feita através dos clientes, alunos em formação, cursos de psicologia, associação de bairros, empresas, folders e jornais.
Nos últimos 10 anos, de 2005 a 2015, atendemos 5.167 pessoas.Atualmente, temos 23 psicólogas(os) atendendo 100 pessoas.
Quando iniciamos este programa, a procura era, na sua maioria, de estudantes, empregadas domésticas, porteiros de prédios e outras pessoas de profissões que ganhavam, aproximadamente, um salário mínimo. Na medida em que a crise econômica, financeira e social do Brasil, na época, foi se agravando, o público foi se diferenciando, e pessoas que, antes não se incluíam neste programa, começaram a buscá-lo, a exemplo de funcionários públicos, bancários, professores e profissionais liberais.
As sessões de psicoterapia acontecem uma vez por semana e as pessoas pagam um valor a ser definido na primeira sessão, de acordo com a situação financeira das mesmas.
Outros serviços prestados:Psicoterapia de Família,Análise Bioenergética aplicada a comunidades,Intervenções em situações potencialmente traumáticas(Emergências, desastres, catástrofes da natureza).
Convênio com o Ministério Público
A Clínica Social tem convênio com o Ministério Público para atender pessoas que cometeram delitos e tiveram penas alternativas.Estas pessoas são encaminhadas para realizar algum trabalho na Clínica-escola, sendo acompanhadas por um(a) psicólogo(a).
VIBRARE – INSTITUTO DE ANÁLISE BIOENERGÉTICA DO CENTRO OESTE DO BRASIL (BRASILIA)
Clínica Social
A clínica social do Vibrare iniciou seu funcionamento em 2014, acompanhando um movimento de todas as sociedades de Análise Bioenergética no Brasil.
Sua finalidade é contribuir para a saúde física, mental e emocional do ser humano e expandir o acesso à psicoterapia à estratos da população do Distrito Federal e entorno desprovidas de recursos financeiros.
INFORMAÇÕES SOBRE O PROCEDIMENTO:
São elegíveis para atendimento:
· Pessoas com renda familiar de três salários mínimos;
· Comprovar a condição financeira;
Duração de seis meses do processo terapêutico, com possibilidade de aumentar o período desde que o profissional responsável solicite.
Etapas:
Marcar 1ª consulta com o profissional;
Apresentar comprovante de renda;
Definir valores das sessões e contrato terapêutico, esclarecendo as regras de funcionamento.
INSTITUTO ARGENTINO DE ANÁLISE BIOENERGETICA – IAAB
O principal objetivo é conseguir que a Análise Bioenergética além da abordagem clínicaencontre outras maneiras de alcançar a comunidade social.
BIOENERGÉTICA NOS HOSPITAIS
Durante três anos, de 2012 a 2014, nós mantivemos um grupo de trabalho corporal no Hospital Udaondo de Buenos Aires. Os participantes eram pacientes com cancer (muitos deles em fase terminal) e seus familiares, médicos, enfermeiras e pessoal administrativo. O trabalho foi organizado pela chefe do departamento de saúde mental. Ela é CBT certificada pela Sociedade Argentina. O trabalho mostrou muito bons resultados. Nós estamos planejando recomeça-lo no ano de 2016.
Nós estamos organizando um curso sobre o manejo do stress e a Análise Bioenergética para médicos do sistema público do hospital de Buenos Aires.O curso será um curso de doze classes, com a teoria sobre o corpo e o trabalho da bioenergética. Estamos planejando dareste curso duas vezes por ano. Ele vai começar abril 2016. Será realizadonas instalações do Hospital Rivadavia. Nós também fomos convidados para executar uma pesquisa sobre este tema. Temos que decidir se isso será possível para as pessoas que estão trabalhando neste projeto.
*Todas as informações relativas aos trabalhos realizados pelas sociedades foram relatadas pelas mesmas.
Cristina Piauhy