A Análise Bioenergética, criada pelo Dr. Alexander Lowen, é uma forma de entender a personalidade dentro de uma visão em que mente e corpo interagem e se relacionam através dos processos e movimentos energéticos, formando uma unidade psicossomática. Os pensamentos afetam os sentimentos, da mesma forma que esses afetam os pensamentos.
Análise Bioenergética é também uma abordagem terapêutica, baseada na psicanálise e na teoria de Wilhelm Reich, psicanalista que estudou e pesquisou a influência mútua entre mente e corpo e que defendeu a tese de que a história de cada pessoa está inscrita no corpo.
Essa escola terapêutica tem como objetivo o resgate da natureza primária que, para Dr. Lowen, é a condição do organismo de ser livre, ter a liberdade de pensar e sentir, a graça de movimentar-se e a beleza do viver amorosamente com saúde e alegria.
Lowen ainda afirma que a terapia bioenergética visa ao conhecer-se e ao apropriar-se de si, através da aproximação com o corpo, do contato com os afetos reprimidos e da superação dos bloqueios emocionais e corporais, advindos das experiências traumáticas no processo do desenvolvimento.
A Análise Bioenergética tem uma série de exercícios, que são voltados para a saúde física e emocional. Nos grupos, esses são utilizados para aumentar a capacidade respiratória, possibilitar maior vitalidade, além do trabalho de redução das tensões crônicas musculares que são causadoras de desequilíbrio e de doenças, tão frequentes no mundo atual.
O excesso de pressão, a violência e o constante medo a que estamos cada vez mais submetidos exigem formas de manutenção do equilíbrio para conseguirmos viver com o coração aberto para o amor e para a vida.
Jayme Panerai Alves