A criança é por si só um ser vibrante. E quando seu desenvolvimento se dá de uma forma adequada, a energia flui livremente aumentando sua espontaneidade, gerando mais graciosidade nos seus movimentos; promovendo ainda, uma acréscimo na percepção do seu mundo interno.
Pensando na criança como um ser em desenvolvimento, ela ainda não se encontra tão aprisionada em suas couraças como o adulto, não que ela apresente menos tensões e bloqueios, mas estes ainda não estão cronificados. Portanto, quanto mais cedo trabalharmos na flexiblização de seus encouraçamentos que paralisam suas respostas afetivas e sociais mais recursos terá para se expressar na vida. Assim sendo, o trabalho corporal na infância, além de ser um importante recurso técnico no resgate do fluxo energético e na recuperação do desenvolvimento natural, é antes de mais nada um trabalho preventivo.
Alexander Lowen, no livro Espiritualidade do Corpo, diz que: “a graça é um atributo natural de todas as criaturas que vem em estado de inocência” É prazeroso observamos a graciosidade e espontaneidade dos movimentos, ações e expressões de uma criança quando ela sente-se livre e solta, seus movimentos e seu funcionamento corporal estão em sintonia, nos lembrando uma dança.
A Análise Bioenergética oferece enormes contribuições nos diversos campos onde é aplicada, inclusive no trabalho com crianças, através de sua teoria e técnica, busca desenvolver nos indivíduos, a auto-percepção, a auto-percepção, auto-possessão e auto-expressão.
Neste workshop pretendermos mostrar e aplicabilidade do trabalho corporal com crianças utilizando brinquedos, brincadeiras e exercícios expressivos fundamentos na Análise Bioenergética. Por se tratar de um workshop dirigido para adultos pretendemos através das vivências auxiliar os participantes a acessar aspectos de sua infância, resgatando e acolhendo sua criança interna, bem como mostrar a viabilidade do trabalho corporal com crianças, seus ganhos e como ele pode contribuir para o desenvolvimento de um corpo mais saudável e vibrante.
Lucineide Sousa Vasconcelos e Silvia Helena Gomes Canille Colli – terapeutas reichianas