29 – Título do trabalho:
Trabalho corporal com grávidas e com crianças.
Modalidade de apresentação:
Vivência e Seminário: Novas demandas para a prática clínica
Nome completo, titulação e instituição do(s) autor(es):
Laura Cristina Curado Galante – Psicóloga com especialização pelo GEPPPI, Terapeuta Corporal Reichiana, Membro da Associação W.Reich do Brasil e Terapeuta Familiar Sistêmica pelo Instituto Familiae.
Lucineide Vasconcelos Taraboulous – Psicóloga, Psicoterapeuta Reichiana pelo Instituto Sedes Sapientiae, Terapeuta Familiar Sistêmica formada pelo Instituto Familiae . Membro CBT e Diretora de Ensino da Sociedade Brasileira de Análise Bienergética – SOBAB.
Silvia Helena G.Canille Colli – Psicóloga clínica, Psicoterapeuta Reichiana pelo Instituto Sedes Sapientiae, Coordenadora do Departamento Reichiano; Especialização em Psicoterapia Corporal com Crianças e Adolescentes pelo Núcleo de Estudos Neo-Reichiano com Brasilda dos Santos Rocha.
Sueli Eduardo Marinho – Psicóloga, Psicoterapeuta Corporal formada pelo Instituto Sedes Sapientiae, Membro da Associação Wilhelm Reich do Brasil.
Valéria Gonçalves Pantuffi – Psicóloga, especialização em psicoterapia Reichiana pelo Instituto Sedes Sapientiae em formação pela Sociedade Brasileira Análise Bioenergética – SOBAB.
Resumo:
«Todo ser vivo é dotado de uma carga energética que tem circulação pulsante e metabolismo próprio». (Brasilda dos Santos Rocha). A gravidez na vida de uma mulher é um momento especial e único. O corpo passa por diversas modificações físicas e emocionais. Diante de tantas mudanças é indispensável trabalhar este corpo que muda a cada semana, causando tensões, desconforto, medos e ansiedades . Os exercícios corporais são utilizados na intenção de aliviar e desbloquear as regiões que por alguma razão não permitiu que a energia vital fluísse.
O trabalho corporal é um importante recurso técnico no resgate do fluxo energético e na recuperação do desenvolvimento natural. Na criança é esperado que a carga energética flua mais livremente, ocorrendo este fluxo, ela usufrui de um aumento da percepção do seu mundo interno. O trabalho corporal com bebês e crianças é inovador e tem como base as idéias de W. Reich e alguns neo-reichianos como Alexander Lowen, David Boadella, Gerda Boyesen entre outros e traz inúmeras contribuições ampliando a compreensão do desenvolvimento infantil. Neste trabalho são utilizados brinquedos, brincadeiras e exercícios expressivos alguns destes fundamentados nos princípios da Análise Bioenergética.
Neste encontro pretendemos mostrar a aplicabilidade da Análise Bioenergética começando com as gestantes, puérperas, passando pelos bebês e finalizando com as crianças, como se fôssemos construir uma colcha de retalhos.