Observando um corpo nós vemos a história de uma pessoa, pois cada experiência vivida é estruturada no corpo de uma maneira ou de outra,. Todas as experiências, mesmo aquelas vividas no ventre materno, são estruturadas no corpo. Portanto, os registros traumáticos foram inscritos sob forma de padrões de tensão muscular crônica que interferem no organismo, resultando em diversas afecções psicológicas (inibições, angústia, pânico, depressão, fobia, obsessão, etc.), afecções musculares, articulares, circulatórias, cardíacas, etc., e uma forma limitada de vida.
Certamente, é difícil de perceber os traços de experiências menores, mas os aspectos mais importantes são visíveis, ali, na maneira que a pessoa tem de se ter, ter sua boca, seus olhos, suas costas, na sua marcha, na sua postura de todo seu corpo.
Como analistas em bioenergética, partindo dessa compreensão da pessoa em termos de corpo mais que escutando aquilo que ela diz ou como ela se comporta, nós avançamos e ajudamos, pouco a pouco, a mudar sua dinâmica interna, através da dinâmica de sua respiração e de outras coisas, como o movimento, etc. Aprender a conhecer a origem de suas dificuldades e exprimir verbalmente seus sentimentos retidos é necessário mas não suficiente. Pois se o corpo, o organismo, conserva suas tensões musculares e posturais, construídas na infância em reação aos conflitos, o potencial energético que permite de sentir, de amar e de agir, resta entalado, petrificado, empobrecido. A forma humana é marcada pelo amor e pelas decepções.
A Análise Bioenergética trabalha com o componente somático em sua abordagem teórica, envolvendo o corpo nas intervenções terapêuticas. Portanto, é uma compreensão da pessoa em termos da dinâmica energética do corpo e uma maneira de trabalhar com o corpo para relaxar as tensões criadas pelos conflitos vividos no curso da infância. Ajuda a pessoa a compreender a expressão corporal de suas problemáticas, a natureza e a origem dos conflitos internos e trabalha para liberar os padrões de tensão muscular de modo que sintomas são aliviados e promovendo uma mudança durável na personalidade.
É uma psicoterapia profunda, analítica, relacional, corporal, criada pelo Dr. Alexander Lowen em 1950 que tem como objetivo possibilitar o aumento do nível de energia do indivíduo, liberar sua auto-expressão e restaurar o fluxo de sentimento do seu corpo para aumentar a capacidade de integrar mais excitação e emoção em sua vida e suas ações.
Silvana C. S. Mello de Almeida – Psicóloga do Ministério da Saúde Aperfeiçoada em Psicologia Médica (HSE/RJ) Analista em Bioenergética CBT* Membro ativo do International Institute for Bionergetic Analysis * Certified Bioenergetic Therapist Diretora do CORPORE – Espaço Terapêutico Fone: (82) 3325-2883 – e-mail:silvana-mello@bol.com.br