Lucina significa aquela que dá a luz. Lucina, mulher forte, corajosa, parteira de tantas vidas que passaram pela sua trajetória profissional. Lucina que acolhia amorosamente os bebês que ela enxergava nos adultos em dor. Lucina mãe, inquieta para dar tudo aos filhos. Lucina, retraída para os desconhecidos, às vezes, dura no seu jeito de afirmar o que pensava. Tinha pressa no fazer, impaciente no deixar acontecer. Pés no chão, nos trazia para a realidade. Defensora das raízes culturais divulgava com paixão a dança de um povo que registra e transmite a sua história pelos sons e movimento de corpos em êxtase. A mãe-terra – jardins, árvores e flores – representava seu refúgio terapêutico. Nossa Senhora da Conceição, com ajuda de Santo Antonio, simbolizava a sua proteção maior. Sua casa, aconchego uterino, era um lugar seguro para expressar seu afeto, revelado na mesa com pratos de sabores inesquecíveis. Morre-se como se vive. Esta era a sua crença. Lucina viveu de forma intensa. Descobriu o mundo com autonomia e independência. Era contundente. Surpreendia ao se colocar. Morreu de uma forma marcante e nos deixou perplexos. Possibilitou uma aprendizagem de vida, inclusive aos médicos. Na hora final, partiu calma e suavemente. Revolveu o amor e a solidariedade. Deixou a saudade.
Grace
Lucina Araújo era psicóloga, diretora e fundadora do Libertas
——————————————————————————————
Queridos amigos Grace, Jayme, Gedalva e comunidade Libertas
Neste momento de tristeza e de perda a FLAAB associa-se aos nossos amigos sabendo da tão sólida, forte e fraterna união entre voces e Lucina, que juntos constroem um trabalho único, pioneiro e admirável de ensino, pesquisa e expansão da Análise Bioenergética em grande parte do Nordeste Brasileiro.
Lucina representa um exemplo notável de mulher e profissional competente, dedicada e apaixonada pelo ensino, pela pesquisa e pela clínica. Sendo uma referencia do que há de melhor na nossa comunidade de A.B.
A FLAAB está de luto e de mãos dadas com voces, choramos a morte de uma amiga querida e admirada por todos nós.
Um sentido e carinhoso abraço
Oswaldo Guimarães
——————————————————————————————
Queridos Colegas,
É com grande pesar, que nós da Sociedade de Análise Bioenergética da Bahia, recebemos a notícia da perda de nossa amiga, colega, Lucina Araujo.
Queremos dizer de nossa admiração pela pessoa que Lucina foi e de nossa gratidão pela contribuição que ela deu, ao longo destes anos, para o crescimento da Análise Bioenergética. Sem dúvida uma grande perda para todos nós!
Queremos expressar nossa solidariedade à todos os membros do Libertas e da Sociedade de Análise Bioenergética do Nordeste do Brasil e em especial à Grace, Jaime e Gedalva, sócios de tantos anos.
Nossos mais profundos sentimentos.
Tânia Alda e Ana Rodamilans
Presidentes da Sabba.
querido jayme
aprendo a morte de lucina. sou triste.
tantas vezes, fuimos complices de fumaça, de bebida e de respeito professional..
transmita a seu filho minha sim-patia e minha afeiçao.
jm
Prezados colegas
Nossos sentimentos pelo falecimento de Lucina.Pedimos a Deus que ela seja envolvida por muita luz. Em nome do Vibrare e em meu nome abraço a todos em sua dor.
Maria Luiza Egea
É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Lucina, que todos seus familiares, amigos e colegas, sejam confortados na Fé e Esperança.
Saudosamente,
Eliana M. Jadão Pous
Grace,
Compartilho dessa enorme tristeza. Lucina foi alguém muito importante pra mim. Tantas sessões de terapia, tantas descobertas, tanto crescimento, e o acolhimento dela, está tudo no meu coração!!! Quis muito estar com vocês neste momento de profunda dor. Mas não deu, estava em Pipa e lá, no meio daquela natureza linda, me despedi dela e agradeci tudo de bom que ela foi e deixou pra gente de encinamento e
alegria de viver. E com certeza ela está no melhor lugar, como ela merece! Saibam do quanto todos vocês são importantes pra mim.
Um grande abraço pra você, Jaime e Gedalva.
Carinhosamente,
Liane
Queridos amigos Grace e Jaime,
É com imenso pesar que recebi a noticia do falecimento da Lucina. Sei dos laços afetivos que envolviam todos voces. Lamento não poder estar perto para abraça-los e conforta-los neste momento de profunda dor.
Mas por favor sintam-se inundados de amor,gratidão e paz! pois é tudo
que eu desejo a todos vcs e aos familiares de Lucina. Que abençoe a
todos!
Com carinho,
Elizabeth
Jayme,
I am so sorry to hear about the sad news of Lucina. I am sad for you and
her other friends. Please tell everyone I am including them in my prayers.
Peace,
Dave
Jayme, Grace,
Quiero mandaros todo mi apoyo y mi cariño para sobrellevar un momento tan dificil como el que estáis viviendo. Rezo mucho para la serenidad de Lucinha y la calma de los niños, y a pesar de la distancia física mi corazón está con todos vosotros.
Un abrazo muy fuerte.
Virginia.
Ola pessoal
Estou simplesmente em estado de choque com a noticia. Essa foi uma lamentavel perda pra todos q fazemos a Bioenergetica no Nordeste.
Pessoalmente foi a perda de alguem q foi uma grande referencia como professora e terapeuta, uma pessoa criativa, cheia de vida, q ajudou a difundir a etica, o respeito pelo outro e o acolhimento com segurança.
Como pensar o Libertas sem Lucina? Pensar no Libertas significa pensar nos quatro, Jayme, Grace, Gedalva e Lucina, cada qual com seu estilo, mas q se complementavam no seu trabalho de promover a saude e a qualidade de vida das pessoas q os procuravam. Nao consigo… Eh dificil pra mim imaginar a ausencia dela. Tento tb imaginar a grande
dor q todos devem estar passando, Jayme, Grace, Gedalva, Nadjane, Gerusa, Rosa, toda a equipe Libertas, como tambem seus alunos, supervisionandos, clientes e familiares.
Entrar em contato com a perda, com a morte, eh me deparar com a força da vida, com o absurdo de perder alguem q ocupou um lugar tão importante, tao especial. Talvez seja por ocupar esse lugar q ela tera, para meu conforto – quem sabe? – uma vida na minha lembrança, na minha historia, ate onde eu estiver tb nesse mundo. Certamente Lucina estara tb na lembrança e na memoria de mta gente, q pode encontrar nessa mulher tao marcante uma pessoa q contribuiu decisivamente para o seu crescimento, afinal essa sempre foi a sua missao.
Agora ela esta num outro plano. Infelizmente, morreu prematuramente, ainda com tantos projetos mas com certeza com uma vida intensa, entrando em contato profundo com o sofrimento e a dor do outro.
Q todos os Deuses e Deusas a tenham numa energia maior. E q ela continue nas nossas lembranças, sendo homenageada pela sua trajetoria pessoal e profissional.
Eh o q desejo de todo o meu coraçao, com mta tristeza. Pena nao poder compartilhar dessa dor pessoalmente com todos, mas espero poder estar presente com minhas oraçoes. Sintam-se todos abraçados, sabendo q tb compartilho dessa imensa perda.
Faltam-me mais palavras…. Coraçao apertado… Olhos lacrimejando… Respiraçao profunda…
Enfim…
Grande abraço a todos de coraçao. Vcs sao mto importantes na minha vida e na minha trajetoria como ser humano. Espero q a vida nos de a oportunidade de reve-los o mais breve possivel, o q infelizmente não sera mais possivel com Lucina…
Perisson Dantas
Queridos amigos Grace, Jayme e Gedalva,
Estou com vocês de coração e alma neste momento triste. Sei que estão dando todo o apoio à familia da Lucinha.
Eu a vejo como sempre foi, cheia de vida e distribuindo alegria e generosidade a sua volta.
Abraço bem forte a vocês, não hesitem em me dizer se puder ajudar em alguma coisa.
Odila
Dear Jayme,
Despite the very sad news I thank you for your letter. I interpret your word of «cerebral death» that our dear colleague and friend Lucina passed away. Please express my condolence to Lucina`s family and accept my sympathy with all those who mourn for Lucina
Queridos Grace e Jayme
Recebam meu abraço carinhoso pela passagem de Lucina…
Guiomar
Olá Grace,
Sentimos muito por este momento de dor e aflição. No que você precisar e pudermos, saiba que conta com o nosso apoio.
Abraços
Diretoria SOBAB
Maria Zeneide Monteiro/Diretora Presidente; Ana Lúcia Faria/Vice Presidente, Diretora de Ensino; Lígia Mello/Diretora de Comunicação, Secretaria; Marilza de Souza Martins/ Diretora Tesoureira; Felipe Campos D` Ultra Vaz/ Diretor Comunicação, Secretario.
Companheiros:
Quero repassar a vocês a mensagem recebida da equipe do Libertas Clínica-Escola, sobre a perda da companheira e amiga Lucina:»Com tristeza e dor comunicamos o falecimento da professora Lucina Araújo. O sepultamento será no cemitério Morada da Paz em Paulista, às 16 horas, do dia 10/03/2007.»
A Psicologia perdeu, hoje, uma excelente profissional e uma pessoa muito querida que deixará muitas saudades. Guardaremos, para sempre, as lições que aprendemos com o seu exemplo enquanto psicóloga, cidadã e ser humano.
Um abraço, Rejane Medeiros
Caros Amigos, Grace, Jayme e Gedalva
É como muita tristeza que recebemos a noticia desta grande perda.
Ela estará sempre em nossos corações.
Um forte abraço de
Liane Zink, Mª Ercília, Márcia Barreto e de todos os membros do IABSP.
Libertas,Infelizmente apenas no dia de hoje recebi a triste notícia do falecimento de Lucina, não podendo estar presente para prestar solidariedade aos amigos próximos e parentes da professora.
Gostaria de expressar o sentimento de perda da profissional e da pessoa que a todos nós transformou com sua existência.
Que seus feitos durante esta passagem a coloque em um grande estado de paz e serenidade.
Um forte abraço,
Rosa Bacelar
Caros colegas do Libertas.
Venho expressar o meu pesar pela perda de um ser humano tão especial… Que o Senhor possa trazer consolo para o coração de vocês…Um forte abraço,
Milena Caúmo
Grace, tem momentos na vida q as palavras são insuficientes para expressar nossos sentimentos, mas como estou distante, fisicamente nesse momento de tanta dor, gostaria de compartilhar a tristeza q estou sentindo com a perda da nossa querida Lucina.
Fiquei sabendo ontem a noite, através de Regina e várias vezes ao acordar, desejei q estivesse sonhando.
Imagino o tamanho da dor de vocês e por isso quero pedir a Deus q lhe dê a conformação e que nos apeguemos a todas as coisas boas que Lucina viveu conosco, pois isso continua vivo e juntemos nossas forças e nossos afetos da grande família Libertas para continuarmos matendo viva a casa da saúde que é o Libertas.
Vocês são muito importantes na minha vida.
Um grande beijo no coração de Gedalva, Jaime e no seu. Dina
Queridos Jayme, Grace, Gedalva.
Escrevi isto talvez como um desabafo para minha alma que encontra-se inundada e constrita, e senti vontade de compartilhar com vocês.
PERDER ENTES QUERIDOS NA MATURIDADE.
Saudade seria a palavra? Não sei.
Aperto no coração? Talvez
Vazio? Certeza
Presença na Ausência? Certeza Absoluta.
O telefone tocou avisando-me que Lucina partiu. Fui invadida por uma profunda tristeza.
Neste momento a ausência foi marcada pela presença de lembranças marcantes.
Retrocedo no tempo e encontro-me com um ser humano que marcou minha vida com o seu jeito «esquizóide» de ser
(já que isso ela me ensinou tão bem), mas que deixou um forte VÍNCULO no meu coração.
Escrever não é o meu forte mas gostaria de poder expressar tudo que estou sentindo. Na verdade o que sinto é uma ausência marcada por lembranças maravilhosas, por momentos preciosos que passamos juntas e este convívio vou guardar sempre dentro de mim.
A este grande ser humano que passou e deixou marcas pelos seus ensinamentos quero deixar o meu APLAUSO.
Para este TRIO sempre QUARTETO (Libertas) meu profundo sentimento pela dor e perda de vocês e de todos nós.
Dái-nos força Senhor!!!!
Com carinho de Iacy
Queridos amigos do Libertas,
É com grande tristeza que recebi a notícia do falecimento da Lucina.
Conheço de perto a dor e o vazio que a perda de uma companheira e amiga de tantos anos deixa em em nossos corações. Principalmente uma pessoa tão querida quanto Lucina.
Amigos quero lhes dar meu apoio e minha solidariedade neste momento, porque sei que é um grande consolo não atravessarmos esse triste momento sozinhos.
Meu coração está com voces!
Um grande abraço
Eulina
Queridos amigos.
Não temos palavras para expressar o abalo e a tristeza pelo falecimento de Lucina, e na falta que ela fará principalmente à vocês companheiros de tanto tempo e de tantas jornadas.
Com certeza a falta dela será muito sentida por toda a comunidade do Libertas, bioenergética, para os amigos, mas sem dúvida para vocês e para sua família é inestimável a perda. Contem conosco no que precisarem e tenham certeza que ela e vocês estarão nas nossas orações.
Essa semana estamos fazendo uma homenagem para ela no Lumen onde o Libertas é muito respeitado e querido.
Um beijo afetuoso nosso e também de todas equipe e membros do Lumen
Suely e Fátima
Grace,assim como todas as pessoas que repassei o lamentável ocorrido com Lucina,estou muito triste…Guardo comigo até hoje um bilhetinho que ela me enviou pelas meninas de Natal ,quando precisei faltar ao curso uma vez no mês de bioenergética por ter dado a luz a minha segunda filha.Foram palavras de força de luta e altivez…Lucina Araújpo,Forte ,decidida,enquanto doce e humana. Grace aceite meus sinceros votos de pesar…Estou atualmente no CRP 13/seção RN.Estamos disponíveis a divulgar para toda a categoria do RN uma missa em sua homenagem.Liane falará contigo sobre a missa.Da minha parte preciso que me repasses o nome completo de Lucina e o que queres que seja veiculado pelo noso serviço de divulgação.
Um grande abraço e que Deus te abençõe,
Magali Melo.
Gostaria de dizer a todos vcs (Gedalva, Nadjane, Geruza, Grace, Jaime,…), que fazem o Libertas, que estou bastante solidária a dor de todos, pelos últimos acontecimentos tristes ligados a LUCINA. Recebam todo o meu coração solidário, inundado de sentimentos de conforto, de apoio, de união com vcs todos e saibam que, à distância, meus sentimentos se une aos seus. um abraço amigo a todos,
Mila
Nós da Clínica Anthropos viemos através deste expressar nossos sentimentos,mesmo não tendo a oportunidade de ter conhecido pessoalmente a profª Lucina Araújo, sempre tivemos excelentes referências sobre a sua competência profissional, com seu olhar ímpar sobre o ser humano, informações como setas que nos eram passadas pelas psicólogas e amigas, Cosma Linhares e FátimaAraújo.Lamentamos a perda ,que é muito grande, e continuaremos a trabalhar em prol da melhoria do ser humano como um todo, que certamente é esse o legado que ela nos deixou.
Clínica Anthropos.
Grace:
Suas palavras descrevendo Lucina, fez materializar em mim a viva imagem da amiga que partir. Perplexa com a notícia desta perda, encontrei no dizer de Mário Quintana, o que senti naquele momento.
Parece um sonho
«Parece um sonho que ela tenha morrido» diziam todos…
Sua viva imagem tinha carne…
E ouvia-se, na aragem, passar o frêmito do seu vestido…
Era como se houvesse partido
e logo fosse regressar da viagem…
até que em nosso coração dorido
a dor cravava o seu punhal selvagem!
Mas tua imagem, nosso amor é menos dos
olhos, mais do coração.
Nossa saudade te sorri: não chora…
Mais perto estás de Deus, como um anjo querido.
E ao relembrar-te a gente diz então:
«Parece um sonho que ela tenha vivido!»
E vivido como você descreveu no seu texto, Beijo grande
Socorro Brito