2 – Título do trabalho:
ANÁLISE DO MOVIMENTO EXPRESSIVO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DO SER
Paula Vital Reis
Psicóloga Clínica (USP), Psicoterapeuta Corporal (Instituto Neo-Reichiano Lúmen), Analista Bioenergética (no 6º ano de formação pelo IABSP – S.P., filiado ao IIBA), Formação em Dança, Formação em Psicoballet. Apresentou Projetos de Pesquisa sobre Dança e Desenvolvimento Humano na Conferência Internacional de Psiquiatria e Saúde Mental –PSICOHABANA’98 em Cuba e na 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Anhembi- S.P.(Out./2000)
ENGLISH
Tipo de apresentação :
Comunicação Verbal com Vivência (1 hora)
O movimento é uma característica humana universal, antes da linguagem escrita, a dança aparece como um meio vital de comunicação e expressão, pois está na raiz biológica de todo ser humano. Por isto,o objetivo deste trabalho é atender a necessidade básica do homem de se movimentar, de acordo com os seus ritmos naturais. Ao criar o indivíduo se expressa, se apropria de sua realidade interna e a integra à realidade externa. Estando mais integrado, flexível e espontâneo, podem se sintonizar mais conscientemente ao fluxo natural da VIDA, ampliando a capacidade de discernimento em uma reestruturação egóica.
O trabalho consiste na associação dos recursos técnicos e criativos da dança aos recursos psicodiagnósticos e psicoterapêuticos da Psicologia e da Análise Bioenergética, através de movimentos externos, podemos alterar o fluxo de movimento do corpo, isto é, o voluntário traz o involuntário, ativando a memória visceral, o arquivo cerebral e o tônus afetivo o que amplia o autoconhecimento e o resgate da potencialidade integral do Ser. A Análise do
Movimento é realizada durante uma improvisação coreográfica e criativa, onde o indivíduo é analisado na sua relação com os fatores constituintes do movimento: força, tempo, espaço e fluência. O indivíduo também é observado na sua relação entre a liberdade para se expressar e a graciosidade do movimento no corpo, permitindo a análise da quantidade de energia liberada ou contida no movimento, o que sob um olhar psicanalítico corresponde à economia libidinal e à capacidade de se entregar aos movimentos involuntários do corpo. Durante a prática, diferentes temas de movimento são explorados como: queda e suspensão e atitude leve ou pesada em relação à força da gravidade. O som de percussão ao vivo é utilizado para reconectar com o pulsar da vida. Na sua aplicação pedagógica, este trabalho realizado na pré-escola demonstrou uma ampliação na capacidade de representação e abstração. E, em sua aplicação terapêutica com adolescentes em situação de risco social os resultados mostram um aumento da auto-estima, fortalecimento de vínculos e aumento de expressões de alegria.
ANÁLISE DO MOVIMENTO E A DANÇA COMO FACILITADORES DO DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES HUMANAS
PROJETO DANÇAVIDA – DANÇA NA PERIFERIA
PAULA VITAL REIS 1
Nome do apresentador: Paula Vital Reis
Tipo de apresentação : Comunicação Verbal (20 min. à tarde)
O projeto foi criado baseado em estudos e projetos anteriores onde se tem verificado a importância da consciência corporal e da capacidade de expressão do corpo no desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e social. Nestes estudos verificou-se que quando a auto-expressão do corpo é livre e adequada à realidade, maior é a satisfação e o prazer de se movimentar e se desenvolver.
Considerando o tipo de vida que, atualmente, levam crianças e jovens de periferia, , em situação de risco pessoal e social, expostos a tantas situações de desconforto, descuido, abandono, incertezas e abusos, observou-se que o tônus muscular dessas crianças e jovens apresentava uma hipertonia e dificuldade de expressão e de relacionamento social. Foi constatado um nível de tensão que parecia impedir realização do movimento natural que sempre procura o seu
oposto para compensar, como os movimentos alternados de contração e relaxamento dos músculos que devem ter um tônus apropriado para realizar atos criativos com segurança e a espontaneidade própria da criança.
Por esta razão, o objetivo deste trabalho consiste em buscar , através do movimento expressivo, integrar o que é consciente e inconsciente e assim, favorecer uma movimentação mais harmônica e graciosa que se constitui em ações coordenadas e eficientes adaptadas à realidade interna e externa do indivíduo (integração do Ego), possibilitando a este um melhor aproveitamento de sua potencialidade integral.
Os métodos utilizados foram : Aulas com noções básicas de dança moderna e contemporânea, exercícios de bioenergética, improvisações criativas e coreográficas. As avaliações foram realizadas com o HTP, Desenho da Figura Humana e depoimentos expressivos pelo movimento e pela fala.
Os resultados mostram um aumento da auto-estima, diminuição de comportamentos violentos, fortalecimento de vínculos, aumento da consciência de si próprio e de suas emoções, aumento da criatividade e de expressões de alegria, comprovando o esperado