40 – Título do trabalho:
A Socialização da Análise Bioenergética
Modalidade de apresentação:
Mesa redonda: Modos de intervenção no social: revisão teórico-técnica e desenvolvimento de recursos
Nome completo, titulação e instituição do(s) autor(es):
Grace Wanderley de Barros Correia – psicóloga, Local Trainer, diretora do Libertas e da SABNEB. Apresentou trabalhos nas Conferências Internacionais de Análise Bioenergética na Grécia, na França e na Itália – Sociedade de Análise Bioenergética do Nordeste Brasileiro – SABNEB
Resumo:
O Libertas e posteriormente a Sociedade de Análise Bioenergética do Nordeste do Brasil, no decorrer dos últimos 12 anos, tem aplicado a Análise Bioenergética em vários campos de ação a saber: na clínica; nos hospitais; na educação; nas universidades; nas organizações; nas comunidades carentes.
Na área clínica temos a psicoterapia individual, de grupo, de casal e um trabalho complementar à psicoterapia denominado «além do setting terapêutico» *
Em alguns hospitais temos desenvolvido programas voltados para a saúde e para a integração dos profissionais; médicos, enfermeiros; auxiliares de enfermagem, assistente sociais e outros.
A Análise Bioenergética tem sido um dos referenciais utilizados para trabalhar nestas pessoas as questões existenciais básicas como dor, impotência, morte. Estes temas fazem parte do cotidiano destes profissionais, sem no entanto criarem, na sua maioria, um espaço para expressarem ou contatarem com estas questões em si mesmo.
A força propulsora da Análise Bioenergética advém, no nosso entender, da visão integrativa do ser e de seus princípios teóricos / metodológicos baseados na pulsação da vida. A linguagem simples de sua teoria torna possível às pessoas a compreensão de seus princípios e arcabouço teórico.
A potência de sua prática confirma e nos estimula a ampliar nossos estudos e conhecimentos da Análise Bioenergética na direção que lhe é própria do viver com prazer e amorosamente.
* trabalho desenvolvido pela psicóloga Lucina Araújo