SONHOS NA ANÁLISE BIOENERGÉTICA
Nilziane Liberato
REFERENCIAIS TEÓRICOS
Os principais referenciais teóricos para este estudo foram baseados na obra de Alexander Lowen.
Encontramos também artigos sobre os sonhos em Ronald Robbins e Meluyn Robbins; Jean-Marc Guillerme e Guy Tonella.
BREVE DESCRIÇÃO
O sonho é visto como uma elaboração psíquica e a humanidade reconhece isso através dos tempos, sendo que, a forma de ver, de interpretar, o valor atribuído depende das crenças religiosas e científicas de cada povo e de seu tempo histórico.
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa teórica sobre os sonhos na Análise Bioenergética, as relações do conteúdo dos sonhos com os caracteres, as influências, as contribuições e o papel dos sonhos no processo psicoterapeutico dentro desta abordagem.
Através de uma pesquisa bibliográfica, uma “releitura” da obra de Alexander Lowen com olhar voltado para este tema, encontramos inúmeras citações, trabalhos corporais a partir do relato de um sonho, assim como sonhos possivelmente influenciados por trabalhos corporais.
Analisamos também artigos publicados por Ron Robbins e Melluyn Robbins; Jean-Marc; e Jean-Marc e Guy Tonella, trazendo a possibilidade de uma sistematização para a exploração deste tema na Análise Bioenergética.
Apresentaremos também os resultados da pesquisa realizada através de entrevistas semi-dirigidas com psicoterapeutas analistas bioenergéticos, enfocando a importância atribuída aos sonhos, como se dá isso na prática clínica, como se processa essa unificação do trabalho com o sonho analítica e corporalmente, e como este conteúdo vem sendo abordado e explorado.
Concluímos que apesar de pouco explorado teoricamente, é significativo o conteúdo encontrado sobre os sonhos na obra de Lowen e que na Abordagem Psicocorporal de Análise Bioenergética o sonho tem sido considerado como uma elaboração somatopsíquica, uma continuidade da dinâmica do corpo e da personalidade. Como um canal de acesso para o inconsciente e que abordado adequadamente pode ser fundamentais para o processo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LOWEN, Alexander.(1958). O Corpo em Terapia: A Abordagem Bioenergética. São Paulo, Summus Editorial,1977.
LOWEN, Alexander.(1965). Amor e Orgasmo: Guia Revolucionário Para a Plena Realização Sexual. São Paulo, Summus Editorial,1988.
LOWEN, Alexander.(1967). O Corpo Traído. São Paulo, Summus Editorial, 1979.
LOWEN, Alexander.(1970). Prazer: Uma Abordagem Criativa da Vida. São Paulo, Summus Editorial,1984.
LOWEN, Alexander.(1972). Corpo em Depressão, As Bases Biológicas da Fé e da Realidade. São Paulo, Summus Editorial,1983.
LOWEN, Alexander.(1975). Bioenergetica. São Paulo, Summus Editorial,1982.
LOWEN, Alexander.(1980). Medo da Vida: Caminhos da Realização Pessoal Pela Vitória Sobre o Medo. São Paulo, Summus Editorial, 1986.
LOWEN, Alexander.(1983). Narcisismo: Negação do Verdadeiro Self. São Paulo, Editora Cultrix.
LOWEN, Alexander.(1988). Amor, Sexo e Seu Coração. São Paulo, Summus Editorial, 1990.
LOWEN, Alexander.(1990). A Espiritualidade do Corpo: Bioenergética Para a Beleza e a Harmonia. São Paulo, Editora Cultrix.
LOWEN, Alexander.(1995). Alegria: A Entrega ao Corpo e a Vida. São Paulo, Summus Editorial, 1997.
GUILLERME, Jean-Marc e TONELLA, Guy.(1990). Reve et Travail du Reve. Journal de la Société Française en Anályse Bioenergéteque, número Hors-série, 1990.
GUILLERME, Jean-Marc. Que Vive L’Amour. Fest – Shift for Alexander Lowen. Bioenergétic Analysis, vol. 4, number 1, spring 1990.
GUILLERME, Jean-Marc. Dream and Character. Bioenergétic Analysis, vol. 1, number 2, spring 1985.
GUILLERME, Jean-Marc. Corpo do Sonho e Corpo do Sonhador. Artigo escrito em novembro de1999, Recife.
ROBBINS, Ronald, Ph. D. E ROBBINS Meluyn, Ph.D. A Bioenergética e a Análise dos Sonhos.
NOME
Nilziane Liberato
E. Mail
nilliberato@gmail.com
ASSOCIAÇÃO DE ANÁLISE BIOENERGÉTICA DO NORDESTE BRASILEIRO