Queridos Membros do IIBA,
Este é um pedido a todos os membros para considerarem fortemente participar da próxima 23ª Conferência Internacional do IIBA em Recife, Brasil. Eu compreendo que a época da Conferência pode interferir nos compromissos familiares e nas férias de alguns no hemisfério Norte, e também que muitos terapeutas de todo o mundo estão enfrentando pressões financeiras. No entanto, seria ótimo se mais de nossos membros pudessem assistir a esta conferência para mostrar a nossa solidariedade para com os nossos colegas da América do Sul e dar expressão concreta à sua adesão ao IIBA.
Mas estas não são as únicas razões da vinda para a Conferência. O tema desta Conferência, “Medo do amor, Medo da vida” contém e expõe um dilema fundamental do nosso tempo – como se manter aberto em nossos corações enquanto enfrentamos uma crescente onda de medo. E, no entanto, esta é a mesma coisa que nós e as futuras gerações devem aprender, ou seja, como os perigos da mudança climática, o terrorismo e a exploração empresarial global continuam a produzir desastres ecológicos, desigualdades massivas e deslocamento de milhões de vidas.
Como terapeutas bioenergéticos temos alguma compreensão das poderosas forças relativas ao medo e ao amor no ambiente terapêutico. Nós sabemos que eles não podem coexistir em qualquer dado momento, e que o medo nos rouba nossa capacidade de amar. Nós também sabemos que podemos trabalhar com estes estados e alterá-los. Esta é a nossa herança de Alexander Lowen, cujo entendimento dessas forças poderosas nunca foi mais relevante do que agora. Talvez nós também teremos que abrir os nossos corações no meio dos nossos medos e aprender a agir coletivamente, de modo que as forças naturais extremas e aquelas que promovem a inação, terror ou a ganância não determinem nosso destino.
É por isso que ir para o Brasil é tão importante: suas matas são os “pulmões” do planeta, e a paixão do povo brasileiro representa “o coração, alma e vitalidade” da nossa humanidade comum. É onde nós podemos metabolizar e incorporar o novo material emocionante do programa da Conferência e ganhar um novo espírito de esperança da nossa pertença comum do IIBA. Então você vê, você é necessário nesta Conferência para contribuir, aprender e levar tudo isso de volta para suas sociedades e países.
Tenho certeza que você vai se juntar a mim para desejar aos nossos Administradores, o Comitê Organizador e o Comitê Cientifico todo o sucesso com a 23ª Conferência Internacional.
Um abraço
Garry Cockburn
Presidente