A Análise Bioenergética, criada pelo Dr. Alexander Lowen, é uma forma de entender a personalidade dentro de uma visão psicocorporal, na qual mente e corpo interagem e se relacionam através dos processos e movimentos energéticos.
A Bioenergética é também uma escola terapêutica baseada na teoria de Wilhelm Reich, psicanalista que estudou e pesquisou a influência mútua entre mente e corpo, e defendeu a tese de que a história de cada pessoa está inscrita no corpo. Para Reich, os registros traumáticos da educação repressora tem influência na formação do caráter e nas couraças musculares que interferem no funcionamento do organismo.
A Análise Bioenergética tem também uma base teórica da Psicanálise (Freud) no que se refere à história analítica e à dinâmica familiar que, inscritas no corpo, influenciam a estrutura corporal e o comportamento do indivíduo.
A Bioenergética tem como objetivo o resgate da natureza primária que, para Lowen, é a condição do organismo de ser livre, gracioso e belo; a liberdade de pensar e sentir, a graça de movimentar-se e a beleza do viver amorosamente, proporcionando saúde e alegria.
Alexander Lowen afirma que a terapia Bioenergética é uma aventura de autodescoberta numa viagem ao passado e aproximação com o corpo em direção ao abrir do coração para o amor e para a vida.