35 – Título do trabalho:
Além do Setting Terapêutico
Modalidade de apresentação:
Vivência: Novas Demandas para a prática clínica
Nome completo, titulação e instituição do(s) autor(es):
Lucina Araújo – psicóloga, Local Trainer, diretora da Sociedade de Análise Bioenergética do Nordeste Brasileiro – SABNEB e do Libertas. Apresentou trabalhos nas Conferências Internacionais de Análise Bioenergética na França e na Itália.
Resumo:
No mundo contemporâneo; o capitalismo perverso, a desigualdade social, a velocidade de informações e as pressões competitivas tornam a psicoterapia por si só insuficiente para a manutenção da saúde.
A partir de nossa experiência clínica, desenvolvemos, há pelo menos 8 anos, um trabalho complementar à psicoterapia. O referido trabalho tem demonstrado efeitos terapêuticos, sinalizando mudanças e melhoras na saúde.
Inicialmente, utilizamos os exercícios da Análise Bioenergética e em seguida trabalhamos uma qualidade ou um traço caracterológico, de acordo com a leitura e o processo psicodinâmico emergente.
Se o foco for a rejeição, por exemplo, trabalhamos conteúdos relacionados ao estabelecimento de vínculos, dando holding, suporte necessário para o desenvolvimento e estruturação do self. O anel ocular é trabalhado, permitindo o desbloqueamento de medos, temores, choques que , vivenciados e expressos, ajudam na superação dos mesmos.
Neste trabalho considera-se as queixas e os sintomas psicossomáticos trazidos pelas pessoas. Muitas pessoas portadoras de hipertensão, síndrome do pânico e outros sintomas têm participado destes grupos com resultados positivos.
Algumas pessoas participam destes grupos concomitantemente à psicoterapia. Muitas delas continuam mesmo após encerrar o processo psicoterapêutico.
Sabemos que ele não a substitui, embora em alguns casos tenha funcionado como substituto com evidentes efeitos terapêuticos. Nestes casos percebemos que algumas pessoas sentem-se inicialmente mais protegidas da exposição dos relatos de sua história.