21 – Título do trabalho:
Uma reflexão: Bioenergética e o Desenvolvimento de Liderança nas Organizações
Modalidade de apresentação:
Mesa redonda : Análise Bioenergética nas Organizações
Nome completo, titulação e instituição do(s) autor(es):
Márcia Barreto – psicóloga (Puc RJ/83) em formação em Análise Bioenergética (Inst. de Análise Bioenergética de SP) e Biossíntese (Instituto Brasileiro de Biossíntese – SP). Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo – IABSP
Resumo:
Proponho, em minha participação nesta mesa redonda, contribuir para a reflexão de como a utilização da Análise Bioenergética pode ser um diferencial nos trabalhos de desenvolvimento humano e de treinamento dentro nas organizações.
O trabalho que venho desenvolvendo junto à diferentes organizações tanto do setor público como do setor privado, baseia-se na experiência vivida ao longo de quase dezesseis anos de contato com o ambiente organizacional, parte deste tempo como profissional da Shell Brasil (nas áreas de diagnóstico e desenvolvimento organizacional) e posteriormente como consultora independente trabalhando na área de educação e treinamento voltado para gestão e liderança.
A partir de minha experiência pessoal na empresa e deste convívio com profissionais e executivos de diferentes áreas e estados do Brasil tenho procurado enfatizar a importância de que nós, psicoterapeutas corporais, possamos refletir sobre qual é nosso verdadeiro papel na sociedade, como todas as mudanças em curso afetarão nossa atuação profissional, como poderemos
atuar mais integrados aos diferentes ambientes onde existe a demanda – à exemplo das empresas – e como nossa atuação poderá se dar mantendo a essência da proposta.
Acredito que as organizações irão exercer, cada vez mais, um papel importante na transformação/construção da sociedade e que seus profissionais serão os agentes desta transformação. A preocupação com uma gestão consciente tem se tornado cada vez mais presente, existe ainda um longo caminho a percorrer mais creio na ampliação de nossa atuação e em nossa participação neste processo.
Em meu trabalho com grupos de profissionais, procuro integrar o trabalho corporal e os referenciais da Bioenergética à realidade da empresa e às características deste ambiente.
Acredito que esta integração, e a possibilidade de se “trazer o corpo” para o ambiente de trabalho pode contribuir fortemente para a humanização das relações nas empresas, para a preparação do profissional para o novo mercado de trabalho, para a redução dos sintomas e das doenças, para o desenvolvimento de um novo perfil de liderança. Enfim, para uma evolução da consciência de como estas relações podem se dar no ambiente de trabalho, para a construção das empresas do futuro, de uma sociedade viável em que possamos integrar o tecnológico e o humano resgatando nossa verdadeira essência como seres humanos.