22 – Título do trabalho:
Posição Existencial e Caráter: uma integração das Análises Transacional e Bioenergética.
Modalidade de apresentação:
Vivência: Novas demandas para a prática clínica
Nome completo, titulação e instituição do(s) autor(es):
Adriana Lôbo – Psicóloga graduada em 1987 pelo UniCEUB – Centro Universitário de Brasília. Formação em Análise Transacional. Membro Certificado Clínico da UNAT-BR (União Nacional dos Analistas Transacionais do Brasil) com treinamento em Reparentalização pelo Cathexis Institute. Terapeuta Corporal Neo-Reichiana. Aluna da Sociedade de Análise Bioenergética de Brasília – SABIBRA. Membro do IIBA (International Institute for Bioenergetic Analysis, New York). Desenvolve trabalhos em Arte-Terapia. Trabalha na área Clínica, com psicoterapia individual e de grupos. Na área Organizacional ministra palestras, cursos e workshops.
Angélica Almeida Tavares – Psicóloga graduada em 1987 pelo UniCEUB. Formação em Análise Transacional. Membro Certificado Clínico da UNAT-BR com treinamento em Reparentalização pelo Cathexis Institute. Especialização em Educação Sexual pelo ISOF (Instituto de Ciências Sexológicas e Orientação Familiar – Brasília – DF). Terapeuta Corporal Neo-Reichiana. Aluna da Sociedade de Análise Bioenergética de Brasília – SABIBRA. Membro do IIBA. Treinamento em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), reconhecido pelo Francine Shapiro Institute (Califórnia). Atua na área Clínica, com psicoterapia individual e em grupos; na área Organizacional, com treinamentos e consultoria. Ministra cursos, oficinas e palestras em instituições públicas e privadas, bem como para a comunidade local.
Resumo:
A Análise Transacional (AT) é uma abordagem que enfoca principalmente a dinâmica de relacionamentos. Além de conter uma teoria de personalidade, oferece um material funcional para a mudança social dos comportamentos, na comunicação e relações humanas.
A AT é organizada em dez instrumentos: Análise Estrutural, Análise
Funcional, Análise das Transações, Análise das Carícias, Emoções e Disfarces, Estruturação do Tempo, Jogos Psicológicos, Posição Existencial, Análise do Script e Mini-Script.
Ao longo desses anos de trabalho percebemos que os conceitos teóricos e os trabalhos vivenciais na AT careciam de algo mais potente para que a mudança pessoal pudesse acontecer com mais profundidade. Encontramos respostas no trabalho analítico-corporal, proposto pela Análise Bioenergética.
Nessa vivência temos como objetivo integrar essas duas abordagens, fazendo um paralelo de um desses instrumentos, a Posição Existencial, dividida em cinco posições e os cinco caracteres bioenergéticos.
A Posição Existencial é a maneira como o indivíduo se percebe diante do mundo. É uma decisão que a criança toma, ainda nos primeiros anos de vida, baseada em opiniões, julgamentos e valores. Mais tarde, esta decisão irá influenciar sua relação consigo mesma e com os demais.
Analisando a formação de cada caráter com o jeito do indivíduo se colocar no mundo e reagir a ele, proporemos possíveis saídas e um enfoque diferente para se lidar com cada um.