31 – Título do trabalho:
Brincando com o corpo… uma experiência bioenergética
Modalidade de apresentação:
Vivência: Novas demandas para a prática clínica
Nome completo, titulação e instituição do(s) autor(es):
Leonardo José Jeber – Trainee da – Associação Brasileira de Análise Bioenergética de Belo Horizonte – ABAB-BH
Resumo:
Este trabalho constitui-se como uma tentativa de introduzir na escola os princípios e a prática de exercícios de bioenergética para crianças das séries iniciais do ensino fundamental. Baseia-se em experiências iniciais vividas no interior de duas escolas. Uma escola pública e uma escola particular da cidade de Belo Horizonte.
Nossa proposta é a de realizar uma sessão de exercícios direcionados para crianças. Isso porque, nos dias de hoje, a escola também precisa ser repensada através de novas práticas que contribuam com a Formação Humana dos alunos que a freqüentam.
No dia-a-dia da escola, os professores em geral queixam-se das indisciplinas dos alunos quando referem-se à dificuldade de atenção, à dificuldade de relacionamentos e interações humanas no interior da classe escolar.
Por parte dos alunos, há os comportamentos que fazem com que se esquivem das aulas. As constantes queixas de “dores de cabeça” e “outros desconfortos corporais” são constantes e fazem com que os alunos busquem maneiras de sair das situações desprazerosas que existem em sala de aula, se ausentando efetivamente das aulas e das atividades.
Nesse contexto, a prática e atendimento às crianças através dos exercícios bioenergéticos feitos em grupo surgem como uma tentativa e perspectiva de construir novos valores sociais que enfatizem a qualidade de vida e as relações dos seres humanos consigo mesmos, com seus semelhantes e com a natureza.
Na escola, parece que o corpo não tem sido devidamente considerado pelos professores como condição básica para a aprendizagem escolar. Assim sendo, a escola de modo geral, não atende a uma série de necessidades e interesses dos alunos que tem preferência por uma prática escolar que considere a dinâmica do corpo em todo o processo ensino-aprendizagem, em toda e qualquer disciplina escolar.
Dessa forma os Exercícios de Bioenergética apresentados numa perspectiva lúdica fazem parte do conjunto de práticas que visam contribuir com a qualidade de vida das crianças, apresentando-se e constituindo-se como uma prática corporal terapêutica que tem, nos princípios de carga-descarga/tensão-relaxamento, da ludicidade, da inclusão, do rendimento vital e necessário as suas bases de organização e execução.
É um trabalho preventivo contra o stress físico e emocional que atinge as crianças que estão diante de uma realidade escolar repressora, numa perspectiva bancária, como diria Paulo Freire.