1910 – 2008
Caros Amigos
Nos sentimos muito tristeza pela passagem de Alexander lowen. Ele
estará sempre vivo nos nossos corações. nos seus ensinamentos, e em sua
presença de alegria e graça.
As nossas condolencias vai para todos estudantes e professores desta abordagem.
Reginaldo Teixiera coelho ( Regis)
Associação Brasileira de Analisis Bioenergetica de Belo Horizonte
***
Companheiros e Companheiras,
Fiquei muito comovida com a passagem do nosso
eterno professor Dr. ALEXANDER LOWEN, ele que viveu no amor, para o amor e a vida deixando um legado importantíssimo para a humanidade.
Gostaria de saber se o Libertas fará um culto ecumênico para celebra a grandiosidade da vida desse filho de Deus.
Grata,
Conceição
* * *
MALU credo veramente che tu meriti le condoglianze per la morte di dr.Lowen, il MAESTRO per eccellenza per tutti noi e per tutti i bioenergetici.
E` stato molto piu` di un terapeuta per te …
Le parole che hanno accompagnato la tua lettera sono il piu` toccante e rispettoso messaggio di addio fatto da una persona non di famiglia.
Sei stata fortunata, per tutto quello che ti ha dato, ti ha insegnato ed hai imparato da lui.
Scrivi le tue sedute, farai del bene a te e a noi che abbiamo avuto solo il piacere di leggere i suoi libri e non godere della vicinanza a lui non dettata da lotte di potere o altre bad things you know very well, and was one of the objects of our last meeting..
LOVE YOU A LOT LUISA
* * *
Aos amigos do Libertas, nosso agradecimento por terem me apresentado o Dr. Lowen e sua obra. Nesse instante, parece que vejo Grace contando para nossa turma aqui de João Pessoa uma experiência de encontro com esse grande homem, falando da sua leveza, simplicidade e sabedoria. Com certeza, vocês do Libertas manterão vivos e efervecentes os ensinamentos de Lowen (permitam-me chamá-lo assim) fazendo com que homens e mulheres possam ter processos cada vez mais intensos de autoconhecimento que levam a um agir mais autêntico e transformador no mundo. Um grande beijo para todos vocês. Tarcisia.
* * *
Lamentando também a morte do Dr. Lowen, mas conciente que ele realmente viveu 97 anos e que seu exemplo sirva para tentarmos seguir este mesmo caminho – sentir-se cada mais vivos em nossos corpos. Com muito pesar nos do soma ,solidarizamos-nos com a equipe Libertas.
Paz e saude.
Nadja Lacerda Cunha Lima e equipe.
* * *
Dr Lowen ao citar o místico Tagore já nos mostrava sua abertura para o transcendente. E o poeta diz:
“A compulsão não é atração básica para o homem, mas a alegria é , e a alegria está em toda parte. Está na grama verde que recobre a terra, na serenidade azul do céu, na incansável exuberância da primavera,na abstinência silenciosa do inverno, na carne viva que anima nossa estrutura corporal, na postura perfeita da figura humana – nobre e ereta- ao viver , no exercício de todos poderes… Só terá alcançado a verdade decisiva aquele que souber que o mundo todo é criação da alegria” Rabindidranath Tagore
Lowen foi alguém que sempre nos encantou pela sua coêrencia e sabedoria. Descanse em paz querido mestre, no jardim da alegria….
Maria Ercilia Rielli – tel: +55 11 3813 2261
* * *
Afranio,
Obrigada por ter me participado do falecimento do Lowen.
Ele cumpriu a missão dele.
Auriluce
* * *
Então, nosso mestre se foi.
Se foi desse espaço de encontros (e choques) que chamamos Terra.
Ficam seus ensinamentos, ficam seus livros, ficam seus alunos, pacientes, admiradores. Fica o terreno semeado, com seu exemplo, com suas atividades.
Viveu ele uma longa e bela vida.
Como ele, vivamos também a nossa com plenitude, com autenticidade, com alegria, com beleza.
Omar
* * *
Estou tremendamente triste
Mas sinto me abençoada por te o tido em minha vida…
Mandei um tributo a ele e quero saber se chegou a você
Gostaria que aparecesse no seu site ou da bioenergética…se puder
Um beijo
E vamos rezar para ele continuar sua jornada
Malu
* * *
Malu, queremos te dar um abraço e transmitir nossos mais profundos sentimentos pela morte de dr. Lowen. fazemos isso porque sabemos do teu amor por ele e pela importância dele em sua vida. Façamos nossas preces p q ele esteja bem.
Abçs Jayme e Grace
* * *
Os belíssimos ensinamentos deixados pelo DR. LOWEN, como presente para todos nós, ainda tornará vibrante a vida de muita gente. Obrigada, Vá prá junto de Deus !
Regina Araújo
* * *
Ao Dr. Lowen, profunda gratidão pela Bioenergética, um olhar diferente pra minha vida!
Jane Cavalcanti
* * *
Senti vontade e necessidade em escrever, sobre o quanto a morte de Lowen ficou ecoando na minha cabeça e o quanto ela mexeu comigo. Pensei em estar vivendo um momento novo na história e tudo isso próximo a eleição de Barack Obama. Constatei que minha imaginação era real, nós realmente estamos vivendo um momento histórico. Estamos numa época de mudanças, por todos os lados, o mundo a partir de hoje passará a agir de uma forma mais saudável e sustentável e nós passaremos a ser os divulgadores e os próximos estudiosos/ teóricos da Análise Bioenergética, pois acredito que todos nós fazemos muitas coisas boas todos os dias. Acreditando nisso, convido a todos a escrever. Com a morte de Lowen nos encontramos em um novo ciclo, o ciclo da renovação e da mudança. Convido a todos profissionais da Análise Bioenergética e de todas as outras, a continuarem esta teoria que foi iniciada por Dr. Lowen e que (graças a Deus) faz parte das nossas vidas. Vamos continuar a Bioenergética pelo mundo? Esse é o meu desejo e gostaria de compartilhar com todos os amigos do Libertas, que abriram as portas para este mundo. Um beijo no coração de todos!
Priscilla Gadelha
* * *
Lowen partiu e deixou em mim um profundo sentimento de gratidão por me ajudar a escutar e a compreender la inguagem corporal. Sou testemunha do grande benefício que a Bioenergética faz para muitas pessoas. Que esteja em paz.
Carinhosamente,
Grace
* * *
É com pesar que tomei conhecimento do falecimento do Drº Lowen, mas ficará a riqueza de todo o seu ensinamento como enriquecimento para humanidade.
Um abraço a todos que fazem o Libertas.
Simone G. M. de Souza – Gerente RH
21262743
simone@ogmo-recife.org.br
* * *
Termos sido contemporaneos de Alexander Lowen foi um “presente” de valor inestimável, um exemplo vivo, um incentivo que estará conosco para sempre. Lowen corpo Lowen energia, Lowen alegria, Lowen música e dança, Lowen VIDA, Lowen vivo para sempre em cada um nós. Esteja bem e em paz onde estiver.
NILziane
* * *
Dear friends,
This is the moment to reaffirm our reverence and gratitude to Dr. Lowen, a man who inspired generations of professionals, by his sensitivity and knowledge about the human suffering and the possibility to help people find hope, aliveness, growth and joy in their bodies and souls.
He was a model mostly by his life example of coherence and honesty in all he did in his remarkable professional journey.
We from FLAAB are forever grateful and honored to carry on his legacy.
Warm regards
Oswaldo Guimarães, Grace Wanderley, Liane Zink, Ana Lucia Faria,
Cristina Piauhy, Ligia Mello, Elizabeth Ribeiro and our associates
* * *
Dear Malu,
I resonate with your lovely and sweet sentiments about our dear Al.
Let`s celebrate his ultimate “surrender to the body” with joy and fond memories.
Love,
Len
* * *
Dear friends and colleagues:
It was with great sadness that I inform you of the passing of our founder and mentor, Dr. Alexander Lowen. While expected, Al`s death nevertheless carries the shock of immediacy and finality. It falls to us now to honor his legacy. We have little information about the circumstances of his death, other than it occurred on Tuesday October 28, and it seems he passed peacefully. We have many different layers of connection to Al in our community, some near to him, others from afar, but we are all the beneficiaries of his courage and determination. The loss will be felt in many ways. I hope this serves as an opportunity for us to come together as a community and value our common heritage and grieve our loss together. Plans are underway for a events memorializing Al and his enormous contribution to our work and to our organization, and will be announced shortly.
Scott Baum, Ph.D. on behalf of the IIBA Board of Trustees
This information is sent by email to all IIBA members. Please share it with any colleagues you know of who do not have internet access, thank you.
* * *
Surpresa com a notícia- Lowen partiu! Foi o convite do Jayme que me intrigou… Porque uma homenagem a Lowen? Fiquei comovida e a gratidão pelo homem que existiu entre nós logo se aproximou… A consideração de uma grandiosidade em se dedicar ao Outro ensinando caminhos de saúde, harmonia, amor… A multiplicação ,a difusão dos seus ensinos… A perspectiva futura da colheita da semente do amor… Ele já era uma colheita do amor… Quantos se melhoraram e quantos irão se melhorar pela bioenergética-vida com amor, do mestre aos discípulos que beberam da fonte, da fonte que reuniu outras …. Lowen, Lucina, almas grandiosas, estão em lugares do tamanho de suas almas-grandiosos também! Choro, Agradeço, Contemplo e Contemplarei sempre estas grandiosidades de vida; Torço, Vibro para que se multiplique a vida através dos ensinamentos que chegaram até nós! Vibro, Agradeço ! Espero -do Amor, da Vida de Deus, de Nós todos da Bionergética e saúdo aos que foram e aos que ficaram com palmas e amor bionergético! Beijoalmas e corações no amor de Deus da vida que a Bionergética nos ensina. Eles não Morreram! Ficarão em nossas Vidas!
Mmaria do Socorro Albuquerque
Data: 10/11/2008
* * *
Ao Dr. Lowen
Primeiro, quero-lhe agradecer pela sua vida, dedicada ao desenvolvimento humano e à busca do desbloqueio do corpo e conseqüente prazer de viver. Esta Obra que sua vida edificou inclui a constituição do Instituto Internacional de Análise Bioenergética, nos meados dos anos 50 do século passado. A sua iniciativa foi a semente de uma organização que possui hoje, 55 sociedades espalhadas nos vários continentes. A Análise Bioenergética que o Sr. criou disseminou-se como uma potente escola terapêutica que tem dado amplos espaços de conhecimento e autoconhecimento para legiões de pessoas que se beneficiam da sua iniciativa. Que bom o seu encontro com o Dr. Wilhelm Reich, que sempre foi reconhecido com gratidão em seus escritos e palestras. Este encontro deu-lhe a inspiração para que sua perspicácia aguçada pudesse ler no corpo das pessoas o que estava bloqueado, estagnado e seu trabalho passasse a ser uma busca da inteireza do corpo e da vida. A comunidade bioenergética recorda-se com carinho de sua pessoa e jeito. De seu carisma, seus livros, suas palavras, suas convicções guardadas em nossos corações. Certamente, continuaremos o seu legado, na medida em que o mundo, cada vez mais, necessita de inteireza e saúde.
Quando o conheci em 1989 na Bahia, reconheci o medo que carregava em mim e que foi lido através de seu olhar. No seminário, naquela oportunidade, fui estimulado a projetar os braços para frente, mãos fechadas e mandíbula inferior também para a frente em postura agressiva. Enfrentar os desafios. Aprendi.
Que importante foi aquele encontro na Bahia. A partir dali dediquei a vida aos movimentos naturais do corpo e ao trabalho com pessoas e grupos. A seguir encontramo-nos num congresso de bioenergética em que ficou a lembrança de sua simplicidade no meio de tantas pessoas, seu indefectível paletó vermelho, a conferência, os jantares e a dança na festa de encerramento.
Recordações também de um encontro em outro congresso, quando quis carregar sua valise de mão, pois estávamos na fila para subir ao avião e firmemente a recusa foi acompanhada por um ágil movimento de pegar a bagagem que estava no chão.
Também, lembro de um encontro quando o Sr. fez uma defesa veemente da leitura corporal e da intuição como instrumento de seguir o que está registrado no corpo. A importância de se seguir o intimo, o mais interior ao invés de se ficar academicamente em busca de teorias.
Numa ocasião, durante uma sessão privada, após ficar muito tempo na posição do grounding invertido e expressar sonorizando o incômodo da posição veio a afirmação, “tudo está no corpo. Nada está fora dele”. Falávamos sobre espiritualidade.
Uma vez, participando de uma vivência em sua casa, após atividade profunda de expressão das raivas pelos pesos da vida, fui surpreendido com o calor de sua mão, envolvendo a minha e conduzindo-me a um colchão distante para descansar. Naquele momento sua presença asssumiu a dimensão de um pai presente de um modo quente e nutritivo.
Quando encerrou esta vivência com outros colegas de Recife, ele solicitou-nos que levássemos adiante a vibração expressa no corpo, através do grounding, que ele considera um fator importante para a promoção da saúde. Na estagnação está a doença.
No início deste seminário vivencial em sua residência fomos surpreendidos por um pedido seu para que cantarolássemos uma música brasileira. Cantamos Aquarela do Brasil e ele começou a dançar. Dançamos todos. Foi o início de trabalho de 2 dias com ele, em Connecticut.
Estivemos numa oportunidade junto com ele e Leslie Lowen em uma noite de exercícios de bioenergética promovida por ela. Ele gostava e ficava circulando por perto e na época eles tinham uma arara que quando expressávamos o som, resultado dos exercícios, a arara girava no poleiro granando e batendo asas, como se também fizesse exercícios conosco.
E assim, Dr. Lowen com a leveza das aves desejamos que o Sr. também possa estar com as suas asas no céu orientando as legiões de anjos a fazer grounding, respirar e expressar, enviando luzes capazes de influir para que este mundo possa ficar mais amoroso e de coração aberto, como o seu que tanto curou e amou.
Jayme Panerai Alves