16 – Título do trabalho
CORPO CRIATIVO: EXPRESSÃO E INTEGRAÇÃO DO SER.
Edna Ferreira Lopes
Psicóloga, Psicoterapeuta Corporal, CBT,
Membro da Sociedade de Análise Bioenergética do Nordeste Brasileiro.
Arteterapeuta, integrante da União Brasileira de Arteterapia e Presidente da Associação Pernambucana de Arteterapia.
Modalidade de apresentação:
Workshop
Resumo:
“Existe uma vitalidade, uma força vital, uma energia, uma vivacidade que é traduzida em ação por seu intermédio, e como em todos os tempos só existiu uma pessoa como você, essa expressão é única. Se você a bloquear, ela jamais voltará a se manifestar por intermédio de qualquer outra pessoa, e se perderá.”
Nós somos nosso corpo, diz Dr. Alexander Lowen, sendo este o conceito central da Análise Bioenergética, indicando que tudo que vivemos desde o nascimento até hoje está inscrito no corpo, nos bloqueios e tensões, na vitalidade e movimento, evidenciando-se no trabalho, nos relacionamentos afetivos, na sexualidade e demais dimensões da existência.
A Análise Bioenergética facilita o processo expressivo e criativo do indivíduo, ampliando sua auto-percepção e espontaneidade através do trabalho analítico-corporal, permitindo o desbloqueio da energia vital que nos faz cheios de graça, vitalidade e luminosidade.
“O ato criativo pode ser definido como qualquer forma de expressão que traz novos significados à vida. Neste sentido amplo, cada ato de uma pessoa pode ser uma oportunidade para a expressão criativa.” Lowen
Também podemos dizer: Nós somos o que criamos, assim como no corpo está registrada nossa história, os símbolos marcados nas imagens pintadas ou esculpidas assinalam nossa construção interior, o nosso criar na vida, profundamente interligado à nossa história, ao nosso corpo.
A Arteterapia é uma técnica onde os processos expressivos através da pintura, colagem, desenhos, modelagens etc. são instrumentos facilitadores da expressão, comunicação e materialização do mundo interno do indivíduo, ampliando a consciência de si mesmo e modelando o criar na vida, no corpo, na arte.
Corpo Criativo: Expressão e integração do Ser é uma proposta de trabalho que vincula a Análise Bioenergética aos instrumentos expressivos da Arteterapia, focalizando o Ser Criativo existente em cada um de nós.
Esta concepção é ampla, como acreditamos existir uma vitalidade e uma vivacidade única em cada organismo, o criar na vida significa o contato e a manifestação dessa energia vital e criadora traduzida na construção e realização do Ser.
Os bloqueios contra os movimentos expressivos estruturados ao longo da nossa vida, reduzem a mobilidade do corpo, a criatividade (no sentido amplo que este trabalho se refere), a expressão de si mesmo, construindo assim nossa segunda natureza onde somos diminuídos na nossa potencialidade, expressividade e no contato com a vida.
Buscando encontrar caminhos para a expressão do ser original e único, com o objetivo de remover barreiras e bloqueios que aos poucos foi nos distanciando da nossa primeira natureza onde nossa originalidade se manifestava com mais liberdade e espontaneidade, esta proposta de trabalho faz uma ponte dos símbolos inscritos no corpo (estruturação do caráter) e os símbolos inscritos nas imagens construídas (desenhos, pinturas, esculturas, colagens…), buscando conectar potenciais esquecidos e adormecidos que integrados podem nos trazer maior sentido ao viver, redescobrindo nossa estética pessoal e nosso estilo de viver e estar no mundo, pois a “meta é ajudar o individuo a recuperar o potencial pleno de Ser”.
Este workshop no primeiro momento irá trabalhar através dos exercícios bioenergéticos pontos de tensão que dificultam a expressão do corpo criativo; o segundo momento se denomina Vivenciando a Cor e o terceiro momento Corporificando a experiência com o objetivo de integrar a experiência vivida no corpo e na arte como revelação e possibilidade de facilitar a conexão e expansão do Corpo Criativo.
Bibliografia:
Lowen, Alexander. Alegria: a entrega ao corpo e à vida. São Paulo;
Summus,1997.
“ Prazer: uma abordagem criativa da vida.
São Paulo; Summus,1984.
Nachmanovitch, Stephen. Ser Criativo: O poder da improvisação na vida e a arte.
São Paulo; Summus,1990.